segunda-feira, outubro 30, 2006
"Pode-se acusar os músicos do Easy Star All-Stars de tudo, menos de serem audaciosos. Em sua estréia em disco, cometeram o tresloucado gesto de regravar em 2003 todo o “The Dark Side of The Moon”, clássico do Pink Floyd, puxando tudo para o reggae e o dub. Ao contrário do que se imaginou na época – que eles não conseguiriam atingir um nível satisfatório – o resultado final foi bastante respeitoso à obra de Roger Waters e cia ltda, chamando a atenção para este despretensioso projeto capitaneado por dois músicos de New York, Michael G. e Ticklah. A expectativa passou a ser então o próximo trabalho da dupla/projeto.
“Radiodread”, como o nome sugere, é baseado na obra do Radiohead. E eles não poderiam ter escolhido quaisquer músicas da banda. Para o projeto dar certo, o tiro tinha que ser no alvo mais difícil: o clássico “Ok Computer”. Sendo assim, para desgosto dos fãs xiitas da banda, o Easy Star All-Stars regravou o disco na íntegra à sua maneira. E por sua maneira leia-se completamente diferente. Para quem não entende o dub, eu explico: é uma variação do reggae, com longas improvisações, geralmente cabeças e dançantes ao mesmo tempo, com um andamento todo peculiar e que muitas vezes até cansa um pouco. Até para fãs de reggae (um ritmo que não evoluiu desde Bob Marley, mas isto é papo para outra hora).
Voltando à vaca fria, seria muito fácil para Michael G., Ticklah e os demais músicos do Easy Star All-Stars copiarem ipsis literis as versões originais, acresentando apenas um ritmo reggae/dub na mistura. Eles até ensaiam isto no começo, com a faixa de abertura “Airbag”, mas logo na seqüência embarcam numa viagem louca em que subvertem as canções da banda de Thom Yorke, transformando por completo algumas, como “Exit Music (For a Film)” (que se desdobra em duas – a segunda intitulada “Exit Music (For a Dub)”), e fazendo com que até os fãs mais xiitas se rendam à diversão com um tom sério proposta por eles. Talvez a faixa mais emblemática de todo o projeto e símbolo da proposta do Easy Star All-Stars seja mesmo “Paranoid Android”, simplesmente porque eles conseguem conservar a melodia e clima originais, além de fazer um crossover perfeito para o dub puro.
Projetos como este são sempre temerosos. A chance de dar errado é bem maior. Mas pelo menos no caso do Easy Star All-Stars, a vontade de ser fazer bem feito e o conhecimento de causa resultaram num belo trabalho que vai agradar aos fãs do Radiohead, do Pink Floyd e até do roots reggae. Sem preconceitos aparentes." Programa Alto-Falante
Faixas:
1. Airbag (featuring Horace Andy)
2. Paranoid Android (featuring Kirsty Rock)
3. Subterranean Homesick Alien (featuring Junior Jazz)
4. Exit Music (For A Film) (featuring Sugar Minott)
5. Let Down (featuring Toots & The Maytals)
6. Karma Police (featuring Citizen Cope)
7. Fitter Happier (featuring Menny More)
8. Electioneering (featuring Morgan Heritage)
9. Climbing Up The Walls (featuring Tamar-kali)
10. No Surprises (featuring The Meditations)
11. Lucky (featuring Frankie Paul)
12. The Tourist (featuring Israel Vibration - Skelly Vibe)
13. Exit Music (For A Dub)
14. An Airbag Saved My Dub
LINK
3 Comments:
te add ae salve
http://www.viralatadiscos.blogspot.com/
po irmao... tava kereno demais esse cd 'radiodread' mas o link ta bixado...
se tiver a pampa ai, tem como entrar em contato comigo?
glock1one@hotmail.com
abraçao
e ai pessoal do na laje.. tranquilidade?!
só p confirmar oq o amigo glock disse. o link ta quebrado! se puderem reparar agradeço! volto aqui outro dia p pegar esse som louco do easy All Stars.
Forte abç
Postar um comentário
<< Home